Mostra: O que eu recomendo (sem compromisso)

Eu sei que não é muito o “perfil do blog” falar sobre coisas que não sejam meu próprio umbigo e minhas neuroses, embora eu sempre ensaie mudar isso. Sempre penso em vim contar sobre um negócio que eu costurei, um bolo que eu fiz, um filme que eu vi, mas aí sempre falo de mim mesma no texto e deixo pra lá.

Porém, nessa sexta começa a Mostra. E eu costumo fazer uma lista de recomendações para uma amiga, acabou que essa lista rodou e a pessoa responsável pelos melhores links da minha timeline no twitter disse para eu fazer um post. Então eu faço.

  • Inside Lewyin Davis – É o novo dos irmãos Coen ❤ E tem o Justin Timberlake, bônus points de lindeza
  • Amar – Filme polonês que passou na mostra Un Certain Regard, em Cannes
  • Bends – De uma ex-assistente do Wong Kar Wai
  • Duas Mães – Filme alemão sobre duas mulheres que adotam um bebê. Achei a premissa bem interessante e gosto de como filmes alemães falam de assuntos assim, geralmente.
  • El Gran Circo Pobre de Timoteo – Documentário sobre um transsexual que tem um circo no Chile
  • Em Silêncio – passou em tudo quanto é festival
  • Las Horas Muertas – de um moço que trabalhou com o Cuarón ainda no México, na época de E Tua Mãe Também
  • Nada de Mau Pode Acontecer – li por aí, em blogs, em revistas, não sei
  • Para Aqueles em Perigo – mesma coisa, e eu gosto do título
  • Only in New York – Ouvi falar bem, fui com a cara do trailer e é israelense
  • Todos os Gatos São Brilhantes – Porque um filme que enuncia verdade tão verdadeira assim no título só pode ser bom
  • A Bruta Flor do Querer – é de uns moços que fizeram a mesma faculdade que eu e eu gosto bastante dos curtas deles
  • Tatuagem – Não sei nada, mas ganhou Gramado
  • A Camarada Kim Vai Voar – Honestamente, não sei nada, mas é uma comédia romântica passada em Pyongyang. Uma comédia romântica. Em Pyongyang.
  • A Gangue dos Jotas – Dirigido pela Marjane Satrapi, aquela que escreveu Persépolis. Aproveito para recomendar a adaptação que ela mesma fez de Frango com Ameixas, coisa mais maravilhosa da vida
  • À Procura do Amor – Deve estrear depois, então podem pular na Mostra. Mas fica a dica. É uma comédia romântica indie com a Julia-Louise Dreyfuss que é amor. E tem uma ponta da Tavi.
  • Ana Arabia – Novo do Amos Gitai
  • Child’s Pose – Parte dessa coisa que a gente tem chamado de “novo cinema romeno”. É bem legal essa coisa chamada novo cinema romeno
  • Ela Vai – Filme francês com cara de filme francês. Gosto de filmes franceses
  • O Estranho Curso dos Eventos – Passou na quinzena dos realizadores de Cannes
  • O Grande Mestre – Novo do Wong Kar Wai. Wong Kar Wai, se você é herege e não sabe, é responsável por Amor à Flor da Pele ou um dos momentos mais absolutamente incríveis do cinema.
  • Ontem Nunca Termina – da mulher que dirigiu Minha Vida Sem Mim
  • Shhh… Meninas Não Gritam – Motivo nenhum, exceto que um filme iraniano com esse nome merece atenção
  • The Wind Rises – É o novo do Miyazaki. E o filme final dele. O último filme que teremos de Hayo Miyazaki. Eu serei a menina chorando de uma forma vergonhosa durante a sessão.
  • Tom na Fazenda – Novo do Xavier Dolan
  • Um Toque de Pecado – Além do título maravilhoso, é o novo do Jia Zahng-Ke  que fez o (genial) Em Busca da Vida. Já li algumas críticas sobre ele, nenhuma não chamou de obra prima.
  • Hopper Stories – Curtas baseados em quadros do Hopper. Tem Mathieu Amalric, sempre gosto de coisas que tem Mathieu Amalric (menos Cosmópolis, não gosto de Cosmópolis, exceto os cinco minutos em que aparece o Mathieu Amalric)

Como eu disse, o blog não é informativo e o tempo anda um tanto curto, então não coloquei título original, país, diretor, essas coisas, acho que vocês conseguem se achar. O objetivo era mais atender pedidos e dar uma luz no meio daquilo tudo.

Durante a Mostra eu estarei com montes (montes!) de textos no Posfácio (esse post podia ter ido pra lá, mas me bateu uma preguiça de fazer direito) e tuitando sobre o que foi bom, o que foi péssimo e o que disse aquele senhor que fala alto que eu encontro em toda Mostra.

Bons filmes pra vocês 🙂

Deixe um comentário

