A doce vida

É engraçado como algumas coisas acontecem, quando de repente parece que sua vida tem um zeitgeist… 

Em janeiro eu vou pela primeira vez à Itália. Não era pra eu ir, era pra eu ter visto a Turquia em julho, no verão, mas a vida gosta de acontecer de um jeito torto e eu vou ver Roma no inverno.

Eu nunca fui especialmente fascinada com a Itália, mas de tudo nela Roma sempre foi a que eu quis ver. Eu imagino que Veneza seja mais bonita, que a costa seja adorável, que a Toscana seja incrível. Mas Roma é do Fellini.

Roma é a Anita Ekberg na Fontana di Trevi, é o Marcello Mastroianni andando de vespa e gritando “Paparazzo!”, é A Doce Vida e 8 1/2, Roma de Fellini e Noites de Cabíria. Da mesma forma que pra mim a maior graça do Louvre é imaginar Anna Karina correndo por ali e no Champs Elysée eu quis gritar “New York Herald Tribune! New York Herald Tribune!”

As vezes eu acho que passo tanto tempo vendo filmes que esqueço de viver. Que os lugares não tem graça por si só, eles tem graça porque são o que eu vi na tela. Talvez, por isso, eu nunca vá a Faro. 

Por outro lado de repente parece que os filmes conspiram e te deixam ansiosa pra ir a um lugar que você só vagamente queria ver, porque um dos seus diretores preferidos pos o Mastroianmi e a Anita Ekberg dentro de uma fonte. Claro que eu sempre quis ver a Itália, como sempre quis ver todos os lugares do mundo, mas se me perguntassem eu sonhava mais com a Índia, a Rússia, Praga ou mesmo Berlim, até porque eu sei que Roma não é um filme do Fellini.

Mas de repente, coincidentemente, eu li O Talentoso Ripley, revi Cinema Paradiso e estou revendo O Poderoso Chefão. E eu lembrei do Mastroianni, terno bem cortado, cigarro na boca, agindo como se aquela cidade pertencesse a ele. Meu ator preferido é o Marlon Brando, mas Mastroianni eu fugia com você em um segundo! E então eu quero que janeiro chegue logo. E se algum de vocês estiver por lá eu provavelmente vou ser a menina feliz da vida perguntando se não pode mesmo entrar na Fontana di Trevi.

1 comentário

Deixe um comentário

