Voltaire com Vonnegut

Em um ponto da vida eu me apaixonava por bandas. Ok, apaixonar é uma palavra forte. Mas sabe, aquele momento que algo em você mexe e você pensa “humpf, eu gosto dessa pessoa”? Por um tempo eram bandas. O menino que tinha uma banda de hardcore, o que conhecia Bikini Kill, o que usava uma camiseta do NIN…

Hoje em dia eu me apaixono por livros. Eu estava sentada na livraria mais cedo, com um café e sendo absolutamente não sexy lendo A Song of Ice and Fire quando vi que o menino do lado tinha uma pilha com Voltaire, Vonnegut e Jonathan Franzen e me apaixonei um pouquinho. Não é porque o gosto dele seja igual ao meu, ok, eu gosto de Vonnegut, sou groupie do Franzen, mas eu nunca leria Voltaire. É porque alguém que mistura Voltaire com Vonnegut é alguém que faz meu tipo.

Uns meses atrás uma amiga tentou me convencer a tentar algo porque “os livros de vocês combinam” e ela estava certa! (deu errado, mas ela não deixa de estar certa por isso). Não é que eles fossem iguais, mas a Jane Austen poderia tranquilamente fazer amizade com o Robert Frost, a Sylvia Plath teria se dado bem melhor com o Bukowski e me faltava sci-fi onde pra ele faltava literatura russa.

É como se seus livros fossem ser obrigados a conviver, a dividirem estantes e conversarem a noite, enquanto vocês dormem. É como se cada um deles, com todos os rabiscos que você fez e todas as frases que decorou fosse obrigado a conviver com os trechos grifados e as páginas manchadas de outra pessoa. E no fundo é um pouco isso né? Cada pedaço que se impregnou em você, cada coisa que te faz pular do sofá e dizer “sim! é isso!” tendo que conviver com tudo aquilo que toca, e dói, no outro.

Hoje em dia eu me apaixono por livros porque de alguma forma eu decidi que eles são pedaços de quem se é muito mais do que músicas ou filmes (!!!), porque o livro que você escolhe, que você carrega e guarda são um bom indicativo de quem você é.

Ou eu só quero justificar essa minha vontade eterna de viver em uma comédia romântica.

Deixe um comentário

