Voltaire com Vonnegut

Em um ponto da vida eu me apaixonava por bandas. Ok, apaixonar é uma palavra forte. Mas sabe, aquele momento que algo em você mexe e você pensa “humpf, eu gosto dessa pessoa”? Por um tempo eram bandas. O menino que tinha uma banda de hardcore, o que conhecia Bikini Kill, o que usava uma camiseta do NIN…

Hoje em dia eu me apaixono por livros. Eu estava sentada na livraria mais cedo, com um café e sendo absolutamente não sexy lendo A Song of Ice and Fire quando vi que o menino do lado tinha uma pilha com Voltaire, Vonnegut e Jonathan Franzen e me apaixonei um pouquinho. Não é porque o gosto dele seja igual ao meu, ok, eu gosto de Vonnegut, sou groupie do Franzen, mas eu nunca leria Voltaire. É porque alguém que mistura Voltaire com Vonnegut é alguém que faz meu tipo.

Uns meses atrás uma amiga tentou me convencer a tentar algo porque “os livros de vocês combinam” e ela estava certa! (deu errado, mas ela não deixa de estar certa por isso). Não é que eles fossem iguais, mas a Jane Austen poderia tranquilamente fazer amizade com o Robert Frost, a Sylvia Plath teria se dado bem melhor com o Bukowski e me faltava sci-fi onde pra ele faltava literatura russa.

É como se seus livros fossem ser obrigados a conviver, a dividirem estantes e conversarem a noite, enquanto vocês dormem. É como se cada um deles, com todos os rabiscos que você fez e todas as frases que decorou fosse obrigado a conviver com os trechos grifados e as páginas manchadas de outra pessoa. E no fundo é um pouco isso né? Cada pedaço que se impregnou em você, cada coisa que te faz pular do sofá e dizer “sim! é isso!” tendo que conviver com tudo aquilo que toca, e dói, no outro.

Hoje em dia eu me apaixono por livros porque de alguma forma eu decidi que eles são pedaços de quem se é muito mais do que músicas ou filmes (!!!), porque o livro que você escolhe, que você carrega e guarda são um bom indicativo de quem você é.

Ou eu só quero justificar essa minha vontade eterna de viver em uma comédia romântica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s