No espelho

Quando eu era criança (ou quando eu tinha uns 9, 10 anos até talvez os 15) meus livros preferidos eram tudo menos parecidos comigo. Eu amava  Ilha do Tesouro, Nárnia, histórias de detetives e Julio Verne. Quando meninas entravam na história elas eram mandadas para colégios internos em Londres ou viajavam por qualquer tipo de mundo fantástico. Eu não queria me ver naqueles livros, eu não queria nada que fosse parecido com a minha vida, ela era chata suficiente e eu era estranha suficiente sozinha.

Minha mãe tentou: eu ganhei O Diário de Anne Frank aos 12 anos, eu detestei. Polyana aos 10, não passei da página 40. Algum livro sobre uma garotinha filha de pais divorciados aos 6 ou 7 que eu lembro de ter achado meh. Eu entendo que ela achasse que livros com os quais eu me identificava talvez me ajudassem de alguma forma, mas eu discordava absolutamente.

Hoje de repente eu me vi acumulando sem parar coisas que de alguma forma falam de mim. Girls, diários da Sylvia Plath, vontade de reler O Amante, Fiona Apple, Lana del Rey, Oh Land e The Like sem parar e acabei de comprar um livro que é uma espécie de auto-biografia irônica de uma menina judia que cresceu sendo estranha no Nebraska.

Eu tenho hipóteses para isso: eu me perdi tanto nos últimos anos que preciso de um mapa pra me lembrar quem eu sou, onde eu estou e, mais importante, quem eu quero ser. Mas acho que a verdade é que, por mais que eu meio que não queira, eu estou começando a escrever uma coisa dessas eu mesma e as referências se acumulam sem parar. Tenho um pouco de medo, ao mesmo tempo acho que já passou da hora.

1 comentário

Deixe um comentário

