“Por que não podia ser do tipo de pessoa que fica?”

Eu disse esses dias que “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto” deve ser o livro mais triste do mundo. Ele, que me chama de Daisy, disse que não, que claramente “O Grande Gatsby” é o livro mais triste do mundo.

Faz sentido. São dois livros sobre como as pessoas que te amam nunca vão conseguir impedir que você se machuque, ao contrário, provavelmente elas te machucarão mais que todas. A gente gosta de dizer que a Daisy feriu o Gatsby como ninguém faria, mas eu quero achar que a consciência do amor dele dói nela como nada nunca doeria, porque ela nunca poderia sentir o mesmo. Prefiro achar que não é por isso que me chamam de Daisy.

A Avó do Oskar deseja a ele que nunca ame ninguém como ela o ama. Mas ele já amou e ele já perdeu. E Oskar tem só 11 anos.

Por baixo do texto de Extremamente Alto e Incrivelmente Perto as pessoas perderam tudo, deixaram a Alemanha e descobriram que depois de casas queimadas nunca se poderia voltar para Casa ou amar novamente. Acho que o Jonathan Safran Foer quer desesperadamente dizer que não vai acontecer de novo, que a aleatoriedade e violência de ter seu pai morto por um avião em um prédio não vai impedir um garotinho de achar beleza no mundo, mas eu ainda não terminei o livro.

Gatsby tem o mesmo desespero e nenhuma esperança. Depois que a menina cuja voz soa a dinheiro vai embora nada nunca mais faz sentido e ela nunca mais vai voltar.

 

“[…] procurei por ela o dia todo, mas não a avistei nos pátios nem nas janelas, prometi a mim mesmo que ficaria ali até encontrá-la, mas quando a noite começou a cair soube que precisaria voltar para casa, me odiei por ter ido, por que não podia ser do tipo de pessoa que fica?”

(Jonathan Safran Foer em “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto”, página 129)

Deixe um comentário

