Por que eu não estudo algo mais simples?

Adoro explicar o tema do meu mestrado para as pessoas (diálogo já tido várias vezes com pessoas que ao menos sabe quem é Bergman):

-Ah, mas sobre o que é sua pesquisa?

-Resumindo, é o silêncio de deus em Bergman

-Como assim silêncio de deus?

-É que nos filmes do Bergman, não é que deus não existe, mas ele parece ter abandonado o mundo, não responde, não atende, não ajuda, não controla, não é um deus “ao alcance da mão” como a gente as vezes pensa

-Mas por que, como assim?

-Sei lá, ele criou o mundo, mas depois largou ele aqui pra funcionar sozinho.

-Como assim? Por que?

-Por que sim, não sei, porque o homem é pequeno e deus é imenso, porque ele quis, sei lá

-Por que ele quis?

-É, ele é deus, pode querer qualquer coisa

-Mas se ele criou a humanidade não faz sentido largar ela aqui

-Não precisa fazer, ele faz o que ele quer, ele é deus

-Mas ele não tem uma responsabilidade com que criou?

-Ele não tem responsabilidade nenhuma com nada, é deus e pronto

-Mas…

-Ele é deus porra!

E assim, para o senhor Ingmar Bergman só falta deus dizer que meu nome é Zé Pequeno porra, virar para o lado e dormir

Na real, minha pesquisa é sobre o sentido da existência e as implicações morais frente a esse deus silencioso e a iminência da morte, mas isso dá mais trabalho ainda de explicar, mais trabalho até do que explicar que raios é ciências da religião (em geral, se eu quero encurtar a conversa, falo que meu mestrado é na filosofia)

2 comentários

  1. Conheço o drama. E não posso nem encurtar a história falando que meu mestrado foi sobre documentário que ficam querendo que eu analise o filme do Al Gore. Daí digo que é sobre montagem, e teorias opostas da montagem. Aí me ferro tudo de novo.

  2. Isso porque na verdade eu procuro nem falar sobre o tema: sobre o que são esses filmes? – A vida. – A vida de quem? – A vida contemporânea. – De quem? – De todo mundo. – Mas não tem ninguém? – Não.

Deixe um comentário

