Risco de giz

O primeiro desfile que eu fui na vida, assim ao vivo, envolvendo brindes e modelos e os fotógrafos todos empoleirados, foi do Ronaldo Fraga, aquele da Disneilânda, do verão 2009 se não me engano. E mudou a minha vida.

As cores, o efeito das rendas cortadas a laser, a mise-en-scêne, as caras lânguidas, sofridas, exploradas das modelos, a trilha do Jorge Drexler (que vamos lembrar, ganhou um Oscar) pra mim tudo aquilo era a tradução perfeita daquela frase do Zeca Baleiro “Disneilândia Eldorado vamos nós dançar na lama”. Eu nunca achei que moda fosse arte, por mais que goste, mas naquele dia eu tive vontade de dizer que o Ronaldo era um artista e depois de ver a exposição dele sobre o Rio São Francisco eu tenho mais ainda.

Ronaldo é artista porque seus vestidos são sensações traduzidas em outras sensações eu olhei para essas peças e me parecia exatamente que o tule era feito pra vestir como a água do rio molhando você, o algodão como se fosse  o vento ou os tecidos que você tocaria naquele lugar.

E se Ronaldo vive de criar sensações essa exposição é a obra prima dele… da sensação da cidade alagada e da força de ver no vídeo um Wagner Moura tão menino e já tão intenso contando como é não poder nunca voltar pra casa.

A milhões de outras sensações que não parecem recriar o que é o São Francisco, mas o que ele, Ronaldo, sente no São Francisco.

E me lembrou ao mesmo tempo aquele outro desfile dele… sobre a transitoriedade de tudo, sobre como tudo é risco de giz, porque tudo isso já não parece estar lá no Rio, como sempre, o Ronaldo Fraga parece falar de um tempo que já passou, ou que nunca existiu.

 

Mesmo que você não goste de moda, mesmo que o tema não te pareça interessante, tem que ir! Porque é ali no Ibirapuera, é de graça e é uma das coisas mais lindas que você vai ver em toda vida.

Deixe um comentário

