O meio e a mensagem

Ontem uma amiga me ligou só para avisar que meu orientador tava no Saia Justa (ele aparece por aí de vez em quando, acho engraçado) e acabou em uma discussão de porque a escolha de roupa de uma pessoa pública não é simplesmente uma escolha particular, mas um componente da imagem veiculada dessa pessoa, que justamente por ser pública agrega em si mesma valores e mensagens.

Aí que hoje, pondo meu google reader em dia, eu passei por esse post do Petite Beauté em que a Stephanie (a dona do blog) discorre sobre um editorial de moda que de uma certa forma reflete sobre alguma coisa, que cria imagens que passam mensagens. O próprio post dela parte de um no De Chanel na Laje que eu fui ler para entender do que a Stephanie estava falando e enquanto estava lá cliquei em um outro post sobre aquele drama da colaboração da MAC com a Rodarte (aqui tem a história bem resumidinha) que me lembrou que na época eu não consegui chegar a uma conclusão do que eu achava, apesar de ter pensado bastante no assunto.

Enfim,o que eu vou falar aqui nada tem a  ver com a MAC, mas com a Rodarte. A Laura e a Kate Mulleavy contam histórias, em cada desfile e em cada imagem da Rodarte. Elas poderiam fazer isso escrevendo romances, ou fazendo filmes, mas elas fazem isso com roupas. Veja bem, eu não estou aqui dizendo que moda é arte (eu acho que não é, respeito quem acha que é), o que estou dizendo é que a moda tem a possibilidade de criar imagens narrativas, moda é comunicação.

Até porque, nem todo cinema é arte. Inclusive, “filme de arte” é um termo com o qual eu tenho um milhão de ressalvas, prefiro falar em filme de autor e vou dar um exemplo de porque: “A Origem” não é arte, é um bom filme, mas não é arte, por outro lado é um filme de autor. Isso porque o Cristopher Nolan faz um filme coerente com as escolhas estéticas e narrativas que ele já vinha apresentando, é um filme com características e opções próprias dele, uma obra que reflete as opções do seu autor além de refletir sutil e lindamente sobre os limites da criação, da linguagem e do cinema em si. Mas não é arte, porque todas essas escolhas estéticas estão subjugadas a uma liberdade que o Nolan só conquistou provando ser vendável, não é um filme feito exclusivamente para se ganhar dinheiro, mas é um filme feito com o dinheiro sempre no horizonte. Mas comunica, faz refletir, muda alguma coisa.

Pra mim é a mesma coisa com a moda. Não é arte porque está subjugada a um mercado, mas a imagem composta pela moda pode narrar alguma coisa, diversas coisas, pode inclusive nos fazer refletir, como é o caso do editorial que a Stephanie comenta ou daquela coleção do Ronaldo Fraga sobre o rio São Francisco. Moda é imagem e imagem é linguagem, o maior exemplo disso é o uso do figurino em filmes: por exemplo a Anna Karinna nos filmes do Godard está sempre de branco, azul e vermelho cores da bandeira francesa o que explicita uma posição política do diretor em relação a França, ou quando um figurino é construído para dar dimensão e realidade ao personagem denotando o meio em que ele circula, as músicas que ele ouve e contribuindo para nossa absorção da personalidade inventada. Vou dar um exemplo bobo, em Gossip Girl a Blair é sempre chique, impecável, sem um fio fora do lugar o que nos dá a impressão de personalidade controladora que ela tem, enquanto a Serena tem uma coisa mais Boho, desencanada, de alguém com dificuldade pra tomar as coisas a sério.

Isso tudo só para dizer que eu não acho que moda é arte, mas também acho que cinema não é em diversos momentos, mas é imagem e toda imagem comunica e eu gostaria muito de ver o mundo usando o poder de comunicação dessas imagens com mais frequência.

PS: Isso é um blog, sendo um blog nada aqui é mais do que minha opinião. Eu gosto de moda, não posso dizer que entendo, o que eu entendo um pouco é de cinema e de comunicação, eu me formei nisso, eu estudo isso. De qualquer maneira, isso não é um trabalho acadêmico, não é impecável, não teve pesquisa e você tem todo direito de discordar comigo.

1 comentário

Deixe um comentário

