Enfants Terribles

Eu sou chata. Tão chata que auto-censurei um post desagradável por aqui, comentei irônica e semi-revoltadamente as indicações do oscar e discorri sobre pseudo politizados engraçadinhos no twitter, tudo isso só hoje.

Acontece que ontem eu e meu nerdismo habitual passamos a noite vendo o Slavoj Žižek falando na Globo News e ele é tão terrivelmente chato e cheio de tiques que eu achei genial. Chato do tipo um homem que acha que a Noviça Rebelde devia ser queimado em público! (confissão do dia: eu sei de cor a letra de “16 going on 17”). Mas ele ganha a vida sendo chato, algo que eu poderia muito bem fazer, mas não vem ao caso. O caso é: quando você deixa de ser apenas um chato para se tornar Enfant Terrible?

Porque é isso que o Žižek (eu estou dando ctrl+c, ctrl+v no nome dele a partir da página da wikipedia)é, ou dizem que ele é. Por exemplo, eu passei toda a faculdade achando Adorno um chato, mas segundo parte dos meus professores ele era um Enfant Terrible, mesma coisa com Godard, quer dizer, eu não acho ele nada chato, mas tem quem ache.

A partir desses exemplos toda teoria que eu consigo traçar é: você é um chato, publica um livro com uma linha de raciocínio razoavelmente bem construída (ou faz qualquer coisa igualmente relevante) e se torna um Enfant Terrible. Mas no fundo eu sei que é um pouco mais… talvez seja a coragem de dizer o que todo mundo quer falar, mas não diz, ou essa atitude meio rebelde, meio desencanada, meio blasé com cara “de eu sou um gênio, eu sei”

Talvez por essa combinação de fatores e minha eterna atração por tudo que eu gosto de chamar de nonchalant eu fico achando que o maior reconhecimento das minhas ambições artístico/intelectuais vai ser um dia ser chamada de Enfant Terrible. Suspeito que isso requeira um desapego e uma ousadia maior do que as que eu tenho, mas gosto de pensar que tudo que preciso é praticar a minha chatice.

 

Deixe um comentário

